Contra poluição alarmante, cidades francesas liberam transporte público gratuito
Após a poluição chegar a níveis alarmantes, o governo francês decidiu não cobrar pelo uso do transporte público na região de Paris e outras duas cidades pelos próximos três dias.
Quase três quartos da França está sob alerta laranja do que a Agência Europeia do Ambiente diz ser a pior poluição do ar desde 2007.
Segundo informações do jornal francês "Le Figaro", o alerta de poluição é causado pelo aumento das partículas finas inaláveis MP10 (nome científico), poluentes comuns na atmosfera e gerados pela combustão. Mais de 80 microgramas de PM10 por metro cúbico de ar foram verificados em 30 departamentos.
Segundo índice da Organização Mundial de Saúde (OMS), acima de 80 microgramas pro metro cúbico toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas) podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.
Os meteorologistas disseram que os dias excepcionalmente quentes para o fim do inverno no hemisfério norte seguidos de noites frias têm piorado a situação da poluição.
Metrôs, ônibus e trens serão gratuitos até domingo na região de Paris e nas cidades de Caen e Rouen.
As bicicletas de aluguel Velib' também estão livres de cobranças, assim como o aluguel de carros elétricos Autolib' por uma hora.
Um grupo ambiental apresentou uma queixa no início desta semana denunciando a inércia do governo que dizem colocar vidas em perigo.
Fonte: Folha.com
Comentários
Postar um comentário