Iniciativa de um morador consegue despoluir praia de Tóquio


Sekiguchi chegou a nadar no mar, que foi sendo poluído ao longo dos anos.
Por meio de uma ostra, foi possível filtrar até 200 litros de água por dia.

Por conta própria, um japonês conseguiu despoluir uma praia proibida para banho em Tóquio. A capital japonesa fica à beira de uma movimentada baía e as praias sofrem com o vaivém de navios e o impacto de mais de 30 milhões de habitantes. A partir dos anos 1960, o banho foi proibido, mas o senhor Sekiguchi nunca aceitou essa situação. Os avós e os bisavós dele viveram da pesca e ele chegou a nadar nas águas do mar.E, há cerca de 10 anos, ele decidiu que iria limpar todos os 920 quilômetros quadrados ou, pelo menos, o pequeno trecho que corresponde a uma pequena praia.

Com esse objetivo, Sekiguchi criou com amigos uma associação e descobriu, dentro de água, uma aliada: a ostra, que já existia naquele lugar. Além disso, o potencial era conhecido, pois cada uma pode filtrar até 200 litros de água por dia. Ele conta que a principal iniciativa foi instalar estações de madeira e bambu para que mais ostras e outros moluscos pudessem se fixar e ajudar a corrigir anos de esquecimento. As estacas ocupam uma extensão de 600 metros, logo na entrada da praia. Eles começaram a trazer as ostras há cinco anos. Em 2010, vieram os primeiros resultados, mas só este ano veio a recompensa. A praia de Kasai foi declarada reaberta para a população de Tóquio.

"É muito difícil acreditar que estamos em Tóquio com uma praia mais limpa", diz um dos moradores do local. E ele confessa: "Meu filho adora". Uma vez por semana são feitas análises que atestam a qualidade da água. E, se precisar confirmar a experiência laboratório, o senhor Sekiguchi explica que essa seria a maior prova que a água da praia está limpa, pois voltou a haver vida. Os peixes atraem aqueles que vão levar o projeto adiante. Sãoequenas vitórias, que fazem o projeto crescer. A cidade continua ali, mas, agora, não ameaça tanto.

Fonte: Jornal da Globo

Comentários