Prolata divulga plano de ações para fomentar a logística reversa
Atividades serão desenvolvidas em parceria com a Abrafati e o Ministério do Meio Ambiente
A Associação Prolata Reciclagem, em parceria com a Abrafati (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), apresentou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) proposta de Acordo Setorial para a logística reversa de Embalagens de Aço. Trata-se de um conjunto de ações as quais serão colocadas em prática em cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, instituída pela Lei nº. 12.305/2010 e pelo Decreto nº. 7.404/2010.
De acordo com a PNRS os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.
Hoje o mercado nacional consome em média 7 milhões de toneladas de aço pós-consumo por ano e o descarte adequado de latas de aço pós-consumo é capaz de gerar apenas 600 mil toneladas por ano em média. "O mercado é capaz de absorver e revalorizar 100% das latas de aço pós-consumo" afirma Thais Fagury, gerente executiva das associações Prolata e ABEAÇO (Associação Brasileira de Embalagem de Aço).
Dentro deste panorama a Prolata se a adianta e une esforços para a melhoria das ações de logística reversa de resíduos de embalagens de aço, que compõem parte do ciclo de fabricação de novo aço.
Segundo a gerente executiva, as ações serão executadas em conjunto com cooperativas de catadores, recicladores, siderúrgicas e municípios.
Outros importantes parceiros deste processo são os consumidores, como ressalta Thais. "Para que a reciclagem da embalagem de aço ocorra, o descarte seletivo pelo consumidor e a devolução da sucata de aço aos pontos de coleta seletiva são etapas necessárias e fundamentais", ressalta Thais.
Com o início destas ações a Prolata projeta reciclar 35% das embalagens de aço até o final de 2015, 40% até 2019, 45% até o ano de 2023, 50% até 2027 e 60% das embalagens até 2031, metas acima das estipuladas pelo MMA.
Para chegar a estes resultados serão realizadas campanhas educativas com a população, incentivos para o aumento da capacidade das cooperativas para receber, prensar e fazer a triagem das embalagens de aço, criação de centros de reciclagem e parcerias com siderúrgicas. Treinamentos de cooperados também irão acontecer.
Uma das principais ações é a criação de um Centro Prolata de Reciclagem nas cidades sedes da Copa de 2014 (Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo). Estes centros se comprometerão a comprar (pelo melhor preço praticado no mercado) as embalagens de aço pós-consumo e a garantir a reciclagem do material coletado por meio de usinas siderúrgicas.
Nos Centros Prolata de Reciclagem também será feita a limpeza adequada das embalagens de tinta, tratando de forma ambientalmente adequada os resíduos do produto antes de enviá-lo para reciclagem.
Na segunda fase do trabalho todas as ações serão aplicadas nos principais municípios brasileiros. "A abrangência e ampliação do projeto serão definidas após análises dos resultados obtidos na primeira etapa. Novas propostas serão feitas até que sejam atingidos a totalidade dos municípios brasileiros", explica Thais.
O Ministério do Meio Ambiente em contrapartida deverá, junto com os consórcios intermunicipais e municípios, estabelecer sistema de coleta seletiva, fomentar o trabalho dos catadores de lixo, por meio de sua incorporação a sistemas de coleta seletiva ou triagem de resíduos sólidos. Com isso promoverá inserção social desses trabalhadores e erradicará os lixões.
"Embalagens de aço pós-consumo são consideradas matéria prima para a indústria siderúrgica, a sua utilização minimiza impactos ambientais e por isso colocar estas ações em prática é tão importante", finaliza Thais.
Sobre a ABEAÇO
A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão mbiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.
Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.
Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br
Acompanhe as novidades sobre as latas de aço: http://twitter.com/latadeaco ou www.facebook.com/AbeacoBrasil
Mais informações para a imprensa:
Press à Porter Gestão de Imagem
Patricia Artico – patricia@pressaporter.com.br
Raquel Ferreira – raquel@pressaporter.com.br
Ana Lucia Tanaka – ana@pressaporter.com.br
Telefone: (11) 3813-1344 ramal 36/32/24
Comentários
Postar um comentário