Iniciativa em Barra Mansa, no RJ, dá destino correto ao lixo eletrônico
Projeto também recolhe e recupera equipamentos de informática.
Programa foi criado em 2010 para evitar danos ao meio ambiente.
O programa foi criado em 2010. Além de equipamentos usados em informática, também são recolhidos resíduos eletrônicos, de forma a evitar danos ao meio ambiente. "A ideia surgiu a partir da necessidade de criar um destino para o lixo eletrônico na cidade e na região", contou o coordenador tecnológico da cooperativa, Maicon Alves de Carvalho. Ele explica que o projeto aceita doações de todo Sul do RJ e que é dado o destino correto a tudo. "A cooperativa trabalha na recuperação dos materiais, e o que não é reutilizado é encaminhado para a reciclagem, onde acontece a separação entre plástico e metais".
De acordo com o coordenador tecnológico, por mês são recolhidos em média 175 peças de computadores, das quais 70% são reutilizadas. As doações de equipamento e a entrega de lixo eletrônico podem ser feitas na Avenida Siqueira Campos, nº 3002, no bairro Bom Pastor.
Panorama local
Mensalmente a prefeitura de Barra Mansa (RJ) recolhe aproximadamente 3.950 toneladas de lixo, entre resíduos urbano, doméstico, hospitalar, volumoso e entulho, de acordo com informações da coordenação de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A quantidade de lixo eletrônico recolhida não é registrada, porque não existe coleta seletiva desse material.
Os equipamentos eletroeletrônicos e de informática misturados de forma errada ao lixo doméstico terminam na Central de Tratamento de Resíduos, onde são aterrados. Segundo a coordenadora de Resíduos Sólidos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Elba Carvalho, o procedimento é seguro. "Não tem risco de contaminação porque há a impermealibização do lençol freático e da terra", garantiu ela.
Alerta
O ambientalista Luiz Felipe César chama a atenção para a situação. "A maioria desse material é composta por produtos químicos, extremamente agressivos ao ambiente", afirmou. Ainda de acordo com o especialista, com o aumento da tecnologia é natural que o volume de lixo aumente também. "Por isso a reciclagem é fundamental, e o envolvimento de todos nesse processo é mais do que necessário".
Fonte: G1
#eLIXO
Comentários
Postar um comentário