Aquecimento Global e os problemas para a sociedade
Podemos falar um pouco do efeito estufa que é um fenômeno natural, e é por causa desse fenômeno que existe vida na Terra. A poluição tem elevado a temperatura da atmosfera, ocasionando o desequilíbrio do clima em todo o planeta. Podemos fazer uma retrospectiva dos últimos anos e analisarmos que houve um distanciamento da temperatura máxima e mínima. Em 2012 tivemos em setembro, recorde de alta e baixa temperatura no espaço de uma semana. Também tivemos longas estiagens no sul, sudeste e nordeste, enquanto no hemisfério norte houve muita chuva e mais recordes de altas e baixas temperaturas.
Nós defensores do meio ambiente, acreditamos que tudo isso é decorrência das atividades antrópicas, que para manter o crescimento do sistema econômico-financeiro, usufrui e extrai os recursos naturais, de uma forma muito acelerada. Estamos colocando nosso futuro nas mãos daquilo que não podemos ver, ouvir e sentir (capitalismo), enquanto assistimos a destruição da natureza e consequentemente do planeta.
Lembramos que é do meio ambiente que retiramos os alimentos, o ar, a água e as matérias primas para fabricação que qualquer coisa que você pode imaginar neste momento. Se não houver equilíbrio, muita chuva e longos períodos de estiagem, irá reduzir o cultivo de alimentos, como já podemos observar, mas em menor grau de agravamento. Sem falar do dinheiro público, que deveria ser investido em educação, saúde, segurança e emprego, e que está sendo usado para recuperar aquilo que foi destruído pela natureza, em resposta a nossa exploração desenfreada.
Esse é o momento para as nações e os povos se unirem em torno da preservação do meio ambiente. Existe uma frase que diz o seguinte: "Apenas quando não houver mais peixes no mar, animais na fauna e árvores nas florestas é que o homem aprenderá que dinheiro não se come."
O que mais teremos que perder para aprendermos que a preservação da natureza é de suma importância? Deve-se criar urgentemente um controle de natalidade, investir agressivamente em educação e criar leis mais rígidas de preservação do meio ambiente.
O caminho para um mundo mais justo e equilibrado depende da união dos nossos "poderes."
Por Edward Rennó Carneiro - Diretor Preserve Sim
Desculpe, mas não é bem assim. Cientistas publicam seus trabalhos nos periódicos científicos, que não existe um único trabalho deles contestando os estudos do IPCC, porque seriam recusados por inconsistência. O fato de alguém ser professor, ou trabalhar na área de ciências, não quer dizer que seja cientista.
ResponderExcluirVeja como funciona o método científico:
http://democraciadiretanobrasil.blogspot.com.br/2012/11/aquecimento-global-x-metodo-cientifico.html