Brasil Secreto - Nova série no canal Nat Geo
A natureza selvagem e secreta do Pantanal revelada por imagens fantásticas na série inédita "Brasil Secreto" atração do canal NatGeo, dia 24 de novembro
Os premiados documentaristas Haroldo Palo Jr. e Lawrence Wahba viajaram mais de 250 dias para registrar cenas raras de comportamentos de várias espécies de animais, muitos jamais documentados
No ar aos sábados, às 22h30, a série, coproduzida pela BossaNovaFilms e NatGeoWild, aborda animais que vivem em terra, na água e o making of
revelando as dificuldades enfrentadas pelas equipes de filmagem
O Pantanal é reconhecido mundialmente como um dos melhores destinos para se observar a natureza selvagem. A região concentra uma incrível abundância e variedade de vida animal, muitas raras e ameaçadas. Jacarés, onças, ariranhas, sucuris, tamanduás, capivaras, piranhas e tuiuiús são algumas das espécies que fazem do Pantanal o seu lar.
As lentes dos premiados documentaristas de natureza Haroldo Palo Jr. e Lawrence Wahba capturaram detalhes da vida secreta dessa região, nunca antes mostrados na TV, e são destaque da série inédita Brasil Secreto, no ar em três episódios semanais pelo canal NatGeo, a partir deste sábado, 24 de novembro, às 22h30.
Brasil Secreto é a mais completa série documental de natureza já produzida no Brasil, numa coprodução entre a BossaNovaFilms e NatGeoWild, realizada com patrocínio do Governo do Estado do Mato Grosso. O roteiro é assinado pelo renomado roteirista sênior da BBC, Jeremy Evans, e a direção geral é de Lawrence Wahba e Lygia Barbosa. Haroldo Palo Jr. e Lawrence Wahba assinam a direção de fotografia, que conta com imagens adicionais de Cristian Dimitrius, Evandro Fontana e Lucas Pupo. A bela trilha sonora, composta especialmente pelo maestro Alexandre Guerra que mescla viola caipira com orquestra de câmara, contou com a participação de 23 músicos convidados, a maioria integrante da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). A narração é do cantor Paulinho Moska.
Brasil Secreto está sendo exibida com sucesso nos Estados Unidos e também irá ao ar em mais 165 países. Os programas mostram animais lutando para sobreviver na maior planície alagável do mundo, durante os períodos da seca e da cheia. No terceiro episódio, os espectadores acompanharão um making of da aventura, com cenas curiosas que incluem todo o processo de produção e a dificuldade do trabalho de Palo Jr e Wahba para filmar animais selvagens em ambientes hostis ao ser humano.
Haroldo Palo Jr. é um dos maiores especialistas no registro de aves brasileiras e mamíferos. Com mais de 40 anos de carreira, já viajou por todos os estados brasileiros e registrou 150 mil fotografias de natureza. Chefiou uma das equipes de Jacques Cousteau durante a Expedição à Amazônia, em 1982 e, desde então, produziu também dezenas de documentários de natureza.
Lawrence Wahba visitou mais de 50 países em 20 anos de carreira, registrando animais selvagens em todos os continentes e em todos os oceanos. Seus registros de animais raros - como a foca siberiana de água doce, os ariscos cães selvagens africanos, além de 50 espécies de tubarão- foram premiados em festivais internacionais. Seus documentários já foram exibidos em mais de 160 países.
Lygia Barbosa estudou cinema no Brasil e também no exterior. Começou a carreira na publicidade e depois enveredou para o entretenimento. Para TV, já dirigiu programas para os canais MTV Brasil, TV Cultura, NatGeo, FOX, Gloob e Disney Channel, destacando a série Across the Amazon para NatGeo International e o documentário De Volta a Bikini para FOX e NatGeo, onde assina a co-direção com Lawrence Wahba. Lygia assina a direção geral da nova temporada do programa Globo Ecologia, que estreou em abril deste ano.
Concentração de vida selvagem e cenas raras
Haroldo e Lawrence acreditam que seus trabalhos ajudam a divulgar e proteger essa enorme diversidade e beleza. Para Brasil Secreto, a equipe passou 37 semanas no Pantanal entre maio de 2011 e junho de 2012. Foram utilizados equipamentos de última geração como as câmeras HPX 3700 (usadas pela BBC em Planet Earth), microcâmeras e câmeras subaquáticas.
A missão da dupla era capturar imagens dos comportamentos mais íntimos dos animais mais carismáticos do Pantanal, e o esforço resultou em flagrantes desconhecidos pela ciência. Para revelar estes segredos, eles desbravaram as condições extremas da região. Wahba se concentrou na vida oculta das onças e nas sequências subaquáticas, fazendo mergulhos até com a lendária sucuri, e Palo Jr., em aves, jacarés e mamíferos. O desafio: revelar como os animais sobrevivem a um ambiente regido pelo ciclo das águas.
Lawrence inicia sua "caçada" pela arisca onça quando a terra começa a surgir novamente com a diminuição da cheia. Os machos são tidos como solitários e agressivos que afugentam outros machos. Porém, ele documenta uma coalisão de dois machos adultos. Enquanto isso, Haroldo está atrás de outro objetivo, filmar o acasalamento dos jacarés – predadores enormes. Ele consegue filmar uma aglomeração de 10.000 jacarés e a cópula de diversos casais.
Durante a seca é o melhor momento para Lawrence procurar por outro animal arisco, a sucuri. Mergulhar com esse gigante entre as serpentes é perigoso. Ele filma de perto uma sucuri de quase 8 metros. Em seguida, Lawrence recebe um incrível golpe de sorte – outra serpente. Haroldo instala uma câmera no ninho de um tuiuiú e consegue filmar cenas dos filhotes na medida em que crescem. E com técnica e paciência, ele também observa aves exóticas e mamíferos próximos à lagoa.
Outras cenas raras de destaque são: onças acasalando, onça matando jacaré, ariranhas atacando onça para defender filhotes, batalha de jacarés machos, jacaré fêmea atacando a sucuri que se aproxima do ninho e a jacaré fêmea quebrando os ovos – delicadamente – com suas poderosas mandíbulas para ajudar os filhotinhos a nascer.
Conheça os episódios de Brasil Secreto, no ar aos sábados, às 22h30:
Dia 24 de novembro - Brasil Secreto - Pantanal Selvagem: O desafio dos animais terrestres em sobreviver a um ambiente que alaga todos os anos. Os personagens principais são a onça pintada e o tuiuiu.
Após as enchentes, as onças enfrentam os jacarés num cenário composto pelos elementos mais extremos do planeta terra.
Dia 1º de dezembro - Brasil Secreto - Pantanal das Águas: O desafio dos animais aquáticos em sobreviver a um ambiente que seca todos os anos. Os personagens principais são o jacaré, a ariranha e a sucuri.
Peixes que tentam sobreviver, se aglomeram nas lagoas restantes, onde jacarés e tuiuiús têm a chance de banquetear. Mas os jacarés lotam a lagoa, e a briga pelo espaço começa.
Dia 8 de dezembro - Brasil Secreto -Uma Odisséia no Pantanal: Making of mostra o desafio da equipe brasileira em busca de imagens de animais no coração do Pantanal.
Como eles fazem para chegar perto dos animais, para subir em árvores e filmar dentro de ninhos, mergulhar em lagoas cheias de piranhas, jacarés e sucuris. Os diretores revelam como eles evitaram onças agressivas para gravar cenas que até cientistas duvidavam que poderia existir.
Ficha Técnica – "Brasil Secreto"
Direção: Lygia Barbosa e Lawrence Wahba
Produção Executiva: Elisa Chalfon e Luba Agostino
Montagem: Paulo Mattos e Paulo Taman
Roteiro: Jeremy Evans
Imagens: Lawrence Wahba; Haroldo Palo Jr.; Cristian Dimitrius; Evandro Fontana e Lucas Pupo
Música Original: Alexandre Guerra
Narrador: Paulo Moska
Produtor Associado: Denise Gomes e Edu Tibiriçá
Produção: Luana Binta
Consultores: Peter Crawshaw; Haroldo Palo Jr.; Caroline Leuchtnberger; Dalci Oliveira
Pós-produção: Mistika
Gráficos: Amir Admoni
Finalização de áudio: Input Arte Sonora
Áudio mix: Rafael Benvenuti
Sobre a Bossanovafilms
Lançada em 2005, a BossaNovaFilms está hoje entre as principais produtoras do Brasil, com expertise no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para todas as plataformas de mídia, tanto no mercado local quanto internacional. Possui um casting de diretores e produtores executivos multidisciplinares que atuam em projetos de entretenimento - cinema e TV -, publicidade e branded content.
A produtora lançou recentemente para TV, a série Reino Animal: Diários de Lawrence Wahba, uma viagem ao universo selvagem ao redor do mundo, co-produzida pela BossaNovaFilms, Globo TV International e Fox International Channels, exibida pelo canal NatGeo. Para o cinema, os longas-metragens: Tropicália (de Marcelo Machado); Cara ou Coroa (de Ugo Giorgetti), ASTRO (de Paula Trabulsi) e Violeta Foi Para o Céu (de Andrés Wood).
Sobre o NatGeo
Os canais internacionais National Geographic (NGCI) convidam os telespectadores a uma reflexão por meio de sua programação inteligente e inovadora que questiona o que sabemos, como vemos o mundo e o que nos leva adiante. Propriedade da National Geographic Ventures (NGV) e do FOX Entertainment Group, o NGCI integra o compromisso da Sociedade National Geographic com a pesquisa, a preservação e a educação através de seus seis canais: National Geographic Channel, National Geographic Channel HD, Nat Geo Wild e Nat Geo Wild HD.
Em todo o mundo, o Canal National Geographic (incluindo o Canal National Geographic dos Estados Unidos, um empreendimento conjunto da NGV e do grupo Fox Cable Networks Group) está disponível em mais de 485 milhões de residências em 173 países e 37 idiomas.
Sobre a Fox International Channels Latin America
Fox International Channels Latin America opera canais, produção e negócios online na América Latina sob as marcas: FOX, FX, FOX LIFE, FOX Sports, FOX News, National Geographic Channel, Nat Geo Wild, Universal Channel, Universal Channel HD, Studio Universal, Syfy, Utilísima, Speed Channel, Baby TV, FOX Networks, BienSimple, BemSimples, FOX Telecolombia e Fox Toma 1. Além disso, sua força de vendas – FOX One Stop Media – representa canais de propriedade e de terceiros em diversos mercados. A Fox International Channels Latin America é de propriedade da News Corporation Limited (NYSE: NWS, NWS.A).
Atendimento à Imprensa
|
Para assistir aos vídeos abaixo, basta clicar na imagem
Temos as fotos abaixo disponíveis em alta resolução para divulgação
Comentários
Postar um comentário