Exposição consciente
O Museu da Imagem e do Som da cidade (MIS) é uma das instituições cadastradas junto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para fazer parte do "Roteiro Cultural de Museus". Este roteiro, proposto pelo instituto, oferece uma programação elaborada por 13 municípios do Estado do Rio, tendo na maioria deles, a sustentabilidade como tema. Ele será divulgado como uma das atrações paralelas durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, iniciado na última quarta-feira, dia 13, no Rio de Janeiro, e que se estende até sexta-feira, dia 22. Ao todo, o roteiro traz 154 eventos de 55 instituições culturais do Estado.
De acordo com a diretora do MIS, Verônica Bonan, até o dia 30 de junho a população de Resende e região terá a oportunidade de conferir uma exposição multimídia com registros fotográficos de atividades bem sucedidas sobre sustentabilidade.
Com o Roteiro Cultural de Museus, o IBRAM "propõe a descentralização das atividades que ocorrerão no Rio, oferecendo aos participantes da Rio+20 outras opções de programas, tendo a cultura como base estratégica para o desenvolvimento sustentável". Esse roteiro está sendo distribuído na conferência nas versões em português, espanhol e inglês.
- Toda a programação é aberta e gratuita. Nossa intenção é divulgar as atividades que acontecem no município e que muitos nem sabem que existem - diz.
- Através de fotos queremos fazer com que as pessoas pensem em atitudes que possam melhorar o meio ambiente, afinal, a Rio+20 não está fora da nossa realidade - acrescenta Verônica.
Programação
Em Resende, a programação montada pelo MIS começa hoje pela manhã com a presença dos responsáveis pelo projeto socioambiental Viva Óleo, que trabalha a conscientização da necessidade de reciclagem do óleo de cozinha. Na palestra, eles prestarão informações sobre a atividade que desenvolvem junto à comunidade e, principalmente, nas escolas sobre a coleta e o destino correto do óleo que é utilizado em residências e restaurantes. A mesma palestra será repetida no dia 22, desta vez no período da tarde.
No dia 21, quinta-feira, será a vez da coordenadora do CREAR (Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende), Cláudia Luísa de Oliveira, prestar informações sobre as atividades educativas do órgão, vinculado à AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende).
De acordo com a diretora do MIS, as atividades do Roteiro Cultural de Museus serão voltadas também para as escolas do município que poderão agendar a visita para participar da programação.
- Também faremos uso de registros fotográficos e de outros materiais multimídia que demonstrarão o sucesso de atividades que promoveram a sustentabilidade em nosso município - revela.
A programação do MIS exibirá durante todo o período do Rio+20 outras atrações como um vídeo com duração de 23 minutos intitulada "Itatiaia Vista Por Dentro". De autoria dos diretores Christian Spencer e Gibby Zobel, o curta revela a vasta biodiversidade da flora e da fauna da Mata Atlântica na área do Parque Nacional de Itatiaia.
Serviço
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Resende fica na rua Luiz da Rocha Miranda, nº 117, Centro Histórico. O local funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 17h. Informações: (24) 3354-7530.
Fonte: Diário do Vale
#sustentabilidade
Comentários
Postar um comentário