Visitantes deixam lixo na Praia do Sossego, em Niterói
Acesso por barco ou trilha dificulta limpeza do local, que tem que ser feita manualmente
Um monumento ambiental entregue ao abandono. Esse é o panorama na Praia do Sossego, em Niterói, tomada por lixo deixado por visitantes, como flagrou o leitor José Viana. Tombada pelo patrimônio municipal, a praia é acessível apenas por barco ou trilha a pé. Além da falta de educação dos turistas, o local não recebe a atenção devida das autoridades.
"Um péssimo cartão de visitas para o visitante. O que custa à prefeitura dar uma atenção ao lugar? Em apenas um dia se poderia retirar aqueles escombros e dar uma limpeza no local", escreve o leitor.
Na entrada da praia, há placas com três telefones, pelos quais visitantes poderiam denunciar irregularidades, como lixo, fogueiras e acampamentos, proibidos por lei. No entanto, em dois deles o contato é inexistente, como constatou O GLOBO. No número da Guarda Municipal Ambiental, ninguém atendeu às chamadas. Em outro, da Secretaria Municipal de Cultura, funcionários informaram que esse tipo de denúncia não é recebido pelo órgão.
Somente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente atendeu a denúncia da reportagem. O órgão informou que, como o acesso à praia é difícil, a limpeza precisa ser feita manualmente. De acordo com a secretaria, agentes da prefeitura de Niterói fazem limpezas regulares na região, normalmente após fins de semana e feriados.
De acordo com o órgão, dúvidas, sugestões e reclamações podem ser encaminhados para a Ouvidoria da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), pelo telefone 0800-022-21-75.
Fonte: O Globo OnLine
Comentários
Postar um comentário