Esgoto a vácuo é sucesso em comunidades costeiras dos EUA
O novo sistema é extremamente eficiente e requer muito pouca manutenção, sendo uma verdadeira benção para os contribuintes de Fripp Island. Eles tiveram a experiência de pagar menos recebendo cada vez mais. O sistema de coleta a vácuo é a resposta a um plano-mestre de tratamento de esgoto.
"Não tínhamos experiência com a tecnologia de esgoto a vácuo quando entramos neste projeto, por isso estávamos muito céticos", disse Ernie Wilson, gerente de Serviços Públicos do Distrito de Fripp Island. "Mas ficamos muito satisfeitos com os resultados, agora que o sistema está em serviço. Eu recomendaria esgoto a vácuo para qualquer pessoa em circunstâncias como a nossa".
Outros casos de sucesso nos EUA são as cidades de Albuquerque (Novo México), Holden Beach (Carolina do Norte), Cedar Grove, Englewood e Groveland (Florida), Alloway (New Jersey)
Salvando a pesca e o turismo
Há apenas dois anos, Fripp Island enfrentou um problema ambiental significativo. Muitas das casas na ilha eram servidas por um sistema ineficaz de fossas sépticas de esgotos não tratados que foram poluindo as águas subterrâneas e conseqüentemente as praias e áreas de pesca e turismo. O crescimento da comunidade parou e a segurança pública estava em risco.
Reconhecendo a necessidade de um plano mestre de tratamento de esgoto, o Serviço Público do Distrito de Fripp Island autorizou a empresa de engenharia Hussy, Gay, Bell e DeYoung (HGBD) para estudar o problema e recomendar soluções. Os engenheiros voltaram com três alternativas: um sistema de gravidade, um sistema de pressão usando bombas trituradoras e a tecnologia de esgoto a vácuo.
Como muitas comunidades litorâneas, Fripp Island tem topografia plana, solo arenoso e um lençol freático que está a apenas alguns metros abaixo da superfície. Estas circunstâncias fazem a instalação de esgoto por gravidade se tornar muito cara. Isto é especialmente verdadeiro em Fripp Island, uma comunidade exclusiva com os valores das propriedades em alta.
A paisagem plana obrigaria a instalar múltiplas estações elevatórias para o transporte de águas residuais provenientes dos bairros para a estação de tratamento. Valas profundas são necessárias para gerar a gravidade para a "queda" nas linhas de coleta de fluxo, com altas despesas de construção e risco às edificações vizinhas.
"Nós rapidamente descobrimos que o esgoto por gravidade ia ser muito caro e trabalhoso", observou Wilson. "Ele também iria criar um monte de interrupções em nossas ruas e serviços públicos por causa de todas as valas profundas que seriam necessárias".
De acordo com os estudos iniciais, um sistema de esgoto por gravidade em Fripp Island custaria muitos milhões de dolares, e nesses estudos não estavam incluídos os custos para aquisição dos terrenos necessários para construir as estações elevatórias.
A enorme despesa do esgoto por gravidade levou os engenheiros a olhar muito atentamente para outras alternativas. Um sistema de bomba trituradora seria menos caro, mas ainda custaria muitos milhões. O custo do sistema a vácuo ficou 30% menor que o de gravidade. Os engenheiros fizeram uma análise do ciclo de vida de 20 anos que levou em conta os custos não só do capital, mas da operação e também os custos anuais de manutenção. Sua conclusão: uma clara escolha da tecnologia de coleta de esgoto a vácuo.
"Nossa pesquisa nos levou a recomendar esgoto a vácuo por causa das circunstâncias da ilha", disse Hoyt DeShazo, representante do projeto para HGBD. "O grande argumento de venda para o cliente foi o custo da instalação e o fato de que o sistema exigiria apenas uma estação de vácuo, em vez de estações elevatórias múltiplas."
Aprender o básico
O primeiro obstáculo, de acordo com Wilson, foi aprender a instalar o esgoto a vácuo. A equipe de serviço de campo da AIRVAC INC., a empresa escolhida para o trabalho, foi a Fripp Island para fornecer assessoria e consultoria em campo. A AIRVAC é líder em tecnologia de esgoto a vácuo, com mais de 40 anos de experiência e mais de 250 sistemas em operação apenas nos EUA.
Os engenheiros da Fripp Island aprenderam que conectar casas e empresas nas redes de esgotos a vácuo é simples e não é diferente do que ligar numa rede de esgoto a gravidade. As conexões individuais do cliente utilizam o fluxo de gravidade. O efluente é coletado em uma caixa com válvula que está enterrada perto da rua. A caixa guarda as águas residuais até que elas atinjam um nível predeterminado, geralmente cerca de 40 litros. Em seguida, a válvula de interface, que separa a rede a vácuo da caixa de coleta, abre pneumaticamente e as águas residuais são levadas para a rede a vácuo. Não é necessária eletricidade para abrir a válvula.
No caso da Fripp Island, uma única estação mantém a pressão de vácuo dentro de todas as linhas de coleta que servem cerca de 770 casas na área. As águas residuais na linha a vácuo são propelidas a alta velocidade, geralmente cerca de 5 metros por segundo. Este fluxo de alta velocidade percorre a linha e as mantém livre de detritos e acúmulo de gordura, fato comum em comunidades com alta população flutante.
Como as linhas de coleta em um sistema de vácuo não necessitam de gravidade para o transporte de águas residuais, podem ser instaladas e enterradas em profundidades muito mais rasas. Isso economiza tempo, dinheiro e problemas.
"Há uma série de vantagens na instalação de esgotos a vácuo", explicou Mike Donovan da Taylor Construction, empresa que instalou as linhas de vácuo em Fripp Island. "Usamos tubos de PVC em valas entre 1 e 2 metros de profundidade. Isso não é nada comparado com as linhas de gravidade, que teriam exigido valas de 4 a 5 metros de profundidade. Minha equipe foi formada por 4 pessoas, que colocaram todas as linhas em Fripp Island".
Donovan também destacou os benefícios de usar equipamentos menores. "Usamos uma pequena escavadeira John Deere com rodas de borracha e uma pá de três metros de largura. Fomos capazes de trabalhar facilmente em torno de outras utilidades e houve muito pouca interrupção do tráfego. Nós colocamos os tubos manualmente e não houveram poços de visita para instalar. O trabalho foi muito mais rápido e mais seguro do que nas linhas de esgoto a gravidade".
Saiba mais sobre o Sistema de Esgoto a Vácuo: http://norbra.com.br/sistema.php
Fonte: Paraty On Line
Comentários
Postar um comentário