'Brasil é soberano', diz Lobão sobre recusa a discutir Belo Monte

Fonte: G1
Pais se negou a enviar representante para audiência da OEA.
Governo diz que já cumpre pedidos de informação feitos pela organização.



O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta terça-feira (25) que o governo se recusou a enviar representante a uma audiência da Organização dos Estados Americanos (OEA) para discutir a construção da usina de Belo Monte, no Pará, porque o Brasil é “um país soberano” e não está sujeito “a intervenção de quem quer que seja.”

“Em primeiro lugar, a manifestação que houve é de uma comissão da OEA. Em segundo lugar, o Brasil é um país soberano, faz as coisas direito. Nós temos orgulho da nossa matriz energética limpa e vamos perseverar nela. Não estamos sujeitos a intervenção de quem quer que seja”, disse o ministro, após participar de um seminário organizado pelo jornal "Valor Econômico", em Brasília.


O Itamaraty divulgou na segunda-feira a decisão do governo brasileiro de não participar da audiência, marcada para esta quarta-feira (26), em Washington, nos EUA. A reunião foi convocada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da OEA, para discutir o licenciamento e construção de Belo Monte, alvo de críticas de ambientalistas e entidades de defesa de povos indígenas da região.


De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro vem cumprindo com os pedidos feitos pela OEA, que incluem a apresentação de estudos sobre o impacto ambiental da usina e o contato com comunidades indígenas atingidas.


Opinião


O governo está irredutível quanto a construção de Belo Monte. O povo precisa se mobilizar e fazer valer a sua força, já que a construção da usina tem mais pontos contra do que a favor.

Comentários