8 dicas para ser mais sustentável no escritório

Fonte: Atitude Sustentável
Veja o que você pode fazer no seu trabalho para fazer a diferença



Além de cuidar do meio ambiente na sua casa, é importante tentar ser mais sustentável no escritório. Tente passar as dicas para seus colegas e aplicar as iniciativas no dia-a-dia da empresa.
1. Diminua o consumo de papel e reutilize quando possível
Tente utilizar papel somente quando for necessário, imprimindo somente aquelo que for importante e não pode ser usado apenas nos computadores. Além disso, utilize os dois lados do papel, principalmente quando for imprimir materiais de uso interno da empresa. Outra maneira para reutilizar papel é cortar as folhas usadas de um lado em pedaços, que podem ser usados para notas e bilhetes. É possível usar também quadros brancos ou lousas para recados.
2. Economize luz
Tente usar o máximo possível da luz natural, assim como não deixar equipamentos ligados sem necessidade.
3. Separe o lixo
Separar o lixo é uma ótima maneira de se ajudar o meio ambiente. Em locais com uso elevado de papel, é possível acumular esses resíduos e levar para cooperativas de reciclagem. O mesmo pode ser feito com latinhas de alumínio e outros resíduos. É importante ressaltar, porém, que esses materiais só serão reciclados quando estiverem limpos e secos, por isso é importante mante-los longe do lixo orgânico.
4. Economize materiais de escritórios
Não desperdice materiais de escritório, como clips, canetas, papéis, envelopes, pastas e outros. Utilize as canetas até o final e reutilize clips, elásticos e pastas. Muitos materiais são jogados fora sem necessidade, por isso cuidado.
5. Reutilize computadores
Conserte e reutilize componentes de computadores, evitando ao máximo o descarte desses materiais. Quando for se desfazer de algo, opte por doar os equipamentos para Ong’s que reutilizam o material ou museus de equipamentos mais antigos. Veja mais informações 
aqui ou na Edição 02 da Atitude Sustentável, disponível online aqui.
6. Embalagens descartáveis
Não utilize copos ou colheres descartáveis na cozinha do escritório, opte por louças laváveis. Cada funcionário, por exemplo, pode ficar responsável por sua própria caneca. Além disso, evite o uso de sachês de açúcar ou adoçante, eles criam mais lixo que embalagens maiores.
7. Videoconferências
Organize videoconferências ou resolva o máximo possível por conversas na internet ou telefone, evitando a viagem ou deslocamento desnecessários de pessoas.
8. Crédito de Carbono
Empresas maiores permitem recursos para a adoção de um programa de créditos de carbono, que promove ações, como o plantio de árvores, para equilibrar com o meio ambiente a quantidade de carbono emitida pela empresa. Em locais menores, essa ação pode ser feita informalmente, com o plantio frequente de árvores. Mesmo que a quantidade não seja necessariamente correspondente à que foi emitida, a ação já melhora a qualidade do ar.

Comentários