Um espetáculo de mediocridade

_DSC6762pauladas.jpg
A pior parte na luta contra o rodeio foi incluir este programa na agenda, já que tivemos que acompanhar e documentar o evento.

Além da tortura que os animais sofrem, no canto escuro daqueles labirintos que passam até chegarem na tão famosa e sofrida arena, mesmo de longe, vendo o "show" da arquibancada, somos torpedeados de imagens grotescas que qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade percebe e se incomoda.
 
No primeiro dia de rodeio, como comemoração e talvez resposta à retomada do espetáculo, que por pouco não paralisamos com a medida cauletar, os peões de calças justas, com cintos brilhosos e  fivelas douradas, capricharam nos fogos e o evento, por 10 minutos, pareceu um Reveillon de tanta luz e barulho que até os cães de bairros distantes, se afugentaram, de medo.
Até nós, na arquibancada levamos susto. Quem dirá os touros, não é?
Uma tortura barulhenta e luminosa, porém sutil, para a arena de ignorantes que vibravam com o espetáculo de mau gosto, onde um triste palhaço dava cambalhotas na arena e fazia gestos obscenos, enquanto o cowboy, animador da " festa" gritava pra plateia: " Quem é loura levanta a mão!" " Peão gosta de loura!"  "Depois de hoje, qualquer coisa é mole pra nós" "Não é por causa de meia duzia de pessoas que vamos acabar com alegria de vocês!" ... enquanto os bobos da corte animavam a plateia, os touros estavam alí, na cara de todos, minutos antes de entrarem na arena,  sendo pisoteados e humilhados, cercados, em um cubículo, por um bando de homens de chapéus e camisas xadrez que puxavam o sedem com tanta força que os touros tentavam pular por cima das baias . E o povo vibrava!
 
Assustador também ver o touro em posição vertical, mesmo sem um peão em suas costas, tentado se livrar da cinta que estrangula seus órgãos ... Tristeza, ver o touro procurando sempre a mesma porta de saída daquela arena, às vezes dando cabeçadas no portão, totalmente adestrado, pois já aprendeu que aquela passagem, onde os peões retiram a tal cinta, significa alívio.
 
Os homens de chapéu se acham valentes, mas de valentes não têm nada! São covardes, isso sim. Valente é o touro que pra escapar de um matadouro enfrenta uma arena insandecida que frequenta o show , na esperança de ver o touro vencer e pisotear o peão.
Não porque sentem compaixão pelo touro, sentem o mórbido prazer  que o ser humano tem em presenciar humilhações, malvadezas, perversidades e desgraça. Quem nunca notou o prazer daqueles que param pra ver ( não socorrer) um acidente na beira da estrada?
 
Cena bastante constrangedora para alguns "semelhantes".
 
E o cowboy continua gritando na arena e faz uma miscelânea de palavras...   usa a imagem de Nossa Senhora Aparecida, o nome de Deus e Jesus Cristo e se ajoelham e rezam pela proteção dos peões (coitados) e pelas crianças chacinadas em Realengo...
Estranha preocupação com as crianças , há dúzias delas, penduradas na frágil cerca que " protege" a plateia.
E continuam... Pedem saúde para a família do Doutor, dono da companhia de rodeio, e aproveita e conta um pouco da sua formação em veterinária em uma conceituada faculdade e da sua tão nobre familia.
Pessoas de família, escolarizadas, de religião, pessoas com compaixão...
Como se em CCZs, abatedouros e frigoríficos não houvesse doutores trabalhando.
Repetem continuamente o discurso, como quem diz :  " Somos do bem  e estamos aqui para sua diversão".
 
Uma farsa do começo ao fim!
 
O rodeio é o exemplo do pouco caso das prefeituras com o povo. O povo não precisa desse espetáculo vazio, acultural.
O povo precisa de informação de qualidade, para poder absorver cultura e distinguir aquilo que não presta. 
Com o valor gasto nos três dias de rodeio, a prefeitura de Volta Redonda poderia ter construído o hospital veterinário gratuito que deve a nossa cidade. Isso sim é um espetáculo, e não dura apenas três dias!
Se a preocupação é agradar, é  ganhar voto, saibam Srs Prefeitos que a quantidade de visitas que temos em nosso site, por mês, supera o número de pessoas que estavam naquela arena, nos três dias de "espetáculo".

Depende de nós a conquista de uma vida com mais qualidade.
Não se contente com pouco, pois quem paga a " festa", somos nós.
 
Em breve, divulgaremos os laudos e fotos dos bastidores do rodeio de Volta Redonda, em 2011.
 
 
Abraço,

-- 
Vira-Lata 
Grupo Voluntário pelos direitos dos animais
www.vira-lata.net

Comentários