Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2011

Grupo mostra que medidas simples reduzem consumo de energia

Imagem
Um estudo da Universidade de Cambridge (Reino Unido) mostra que a energia global poderia ser economizada em 73% com a adoção de medidas simples e o uso de tecnologias existentes.

Obama estabelece meta para aumentar energia limpa até 2035

Imagem
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estabeleceu durante seu discurso sobre o Estado da União uma meta para que a maioria das usinas do país produzam energia limpa até 2035, incluindo fontes como carvão limpo e gás natural.

Região de Belo Monte não está preparada para obra, diz MPF-PA

Imagem
Exigências ambientais não foram cumpridas, afirmam procuradores. Ibama concedeu autorização para canteiro de obra de usina.

Sete formas de reduzir a geração de lixo

Imagem
Os três famosos R´s de Reduzir, Reutilizar e Reciclar são descritos sempre nessa ordem por um motivo: evitar a geração de lixo é o primeiro e mais importante passo para diminuir todos os problemas gerados pelo excesso de resíduo do planeta.

Desastres climáticos levam à falta de água e comida no mundo

Teresópolis perdeu 80% da produção agrícola com chuvas no Rio. Representante da ONU para mudança no clima prevê inflação de alimentos. O aquecimento do planeta, chuvas além do normal no Brasil e em outros continentes e desastres naturais revelam um reflexo preocupante das mudanças climáticas: falta de água e comida para milhões de pessoas. Nos últimos anos, têm sido cada vez mais frequentes protestos isolados por causa do preço dos alimentos. Especialista em agronegócios, o britânico Richard Warburton diz que a guerra do futuro pode ser para conseguir água e comida e não, como se pensava, a disputa por petróleo e territórios. Em Nova York, nos Estados Unidos, as Nações Unidas estudam os efeitos do aquecimento global. As pesquisas indicam uma reação em cascata. As mudanças climáticas afetam a produção agropecuária. Com isso, a oferta diminui e os preços dos alimentos disparam. Em Teresópolis, no Rio de Janeiro, as chuvas destruíram 80% da produção agrícola. O Quênia acaba de en

Estudo canadense prevê aquecimento global por séculos

Imagem
O dióxido de carbono já liberado na atmosfera vai continuar contribuindo para o aquecimento global durante séculos, podendo causar o colapso de um enorme lençol de gelo da Antártica e o aumento dos níveis do mar, disseram cientistas canadenses neste domingo.

ONG constata que 30% das fontes de água do país têm qualidade ruim ou péssima

Imagem
Pesquisa da ONG (organização não governamental) SOS Mata Atlântica mostra que as fontes de água no país estão cada vez mais poluídas e que, diante disso, a saúde da população corre risco. Ao analisar amostras de 43 corpos d'água, em 12 estados e no Distrito Federal, a ONG verificou que nenhuma foi considerada boa ou ótima.

Encurte URLs e plante árvores

Imagem
Quer um bom motivo para passar a usar essa ferramenta e dispensar as outras? a cada mil URLs encurtadas, uma árvore é plantada.

A História das Coisas

PARE BELO MONTE: NÃO À MEGA USINA NA AMAZÔNIA

Imagem
Belo Monte   seria maior que o Canal do Panamá,   inundando 100.000 hectares de floresta , expulsando 40.000 indígenas e populações locais e destruindo o habitat precioso de inúmeras espécies -- tudo isto para criar energia que poderia ser facilmente gerada com maiores investimentos em eficiência energética.

Greenpeace faz lista de produtos eletrônicos sustentáveis

O Greenpeace divulgou um estudo classificando quais são os produtos eletrônicos mais verdes do mercado para 2011. 21 fabricantes submeteram seus produtos com maiores premiações em responsabilidade ambiental, sendo divididos em seis categorias: desktops, notebooks, netbooks, monitores LCD, televisões LCD e plasma e aparelhos celulares. O produto que conseguiu a melhor pontuação foi o monitor de computador da Asus, com 7,5 (numa escala de 1 a 10). Os parâmetros de avaliação são a existência de substâncias tóxicas em qualquer momento da produção, o consumo de energia e a durabilidade de material. O nome dado à pesquisa é “Towards Green Eletronics – Getting greener, but not there yet”, ou “Rumo aos eletronicos verdes – cada vez mais verdes, mas não lá ainda”. Ela mostra a opinião da Ong em relação aos fabricantes: apesar de já tentarem mudar as tecnologias, ainda vão encontrar um longo caminho pela frente. O destaque na categoria de televisões é o modelo LC-52SE1, da Sharp (6,46 pontos).

Projetos no Congresso ameaçam 20 unidades de conservação federais

Imagem
Dezesseis projetos de lei em análise no Congresso Nacional buscam reduzir, extinguir ou flexibilizar duas dezenas de unidades de conservação no país.

Envie sua foto de planta ou bicho para ser identificado

Imagem
Flagrou algum animal ou planta diferente e não sabe de que tipo é? Mande sua foto e o Globo Natureza identificará com ajuda de especialistas.

Alemanha interdita 4.700 granjas e sítios por ovos contaminados por dioxina

Imagem
O Ministério da Agricultura da Alemanha anunciou na noite desta quinta-feira que mais de 4.700 granjas e sítios produtores de alimentos serão interditados provisoriamente diante do risco de contaminação por dioxina, a maior parte na Baixa Saxônia, no norte do país.

CSA terá que pagar quase R$ 17 milhões entre multa e indenização por causa de poluição ambiental

Imagem
A Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA) foi multada hoje (5) em R$ 2,8 milhões por ter poluído, no dia 26 de dezembro, o ar na área do entorno da usina, no bairro de Santa Cruz, na zona oeste da capital fluminense.

Árvore acorrentada no centro há 20 anos intriga prefeitura de SP

Imagem
Árvore com mais de 15 metros de altura acorrentada na ladeira da Memória, no centro de São Paulo Uma enorme árvore frondosa, com mais de cem anos de idade e cerca de 15 metros de altura, acorrentada a um muro da rua Xavier Toledo, na região central de São Paulo, intriga a prefeitura.

Tímidos avanços na luta contra aquecimento global marcam 2010

Imagem
As negociações internacionais no âmbito das Nações Unidas não foram suficientes e a primeira década do século 21 termina sem um novo acordo vinculante para combater o aquecimento global, um fenômeno que produz cada vez mais catástrofes naturais no mundo.

Estudo diz que bioinvasores são bomba-relógio ambiental

Imagem
As próximas décadas serão repletas de problemas relacionados às invasões biológicas. Essa é a aposta, ao menos, de uma equipe internacional de cientistas liderada por Stefan Dullinger, biólogo da Universidade de Viena.