Natalidade X Sustentabilidade
Atualmente, o termo sustentabilidade é largamente proferido. Escutamos a palavra sustentabilidade nas escolas, em campanhas políticas, noticiários, em conversas, entre outros setores da sociedade.
Algumas pessoas acreditam que o termo se refere apenas ao meio ambiente, que aspráticas sustentáveis são somente ações ecologicamente corretas que preservam nossa natureza. E não é bem assim…
A sustentabilidade é um conceito de vida que visa à melhoria econômica, social, cultural e ambiental de uma sociedade, unindo o progresso à organização social.
A taxa de nascimento desenfreada só faz aumentar os problemas já existentes como a falta de moradia, vagas em creches e escolas públicas, aumento no consumo de água, energia, construções de casas em lugares onde não há rede de esgoto, desmatamento de áreas, acumulo de lixo, enfim aumenta o caos que já estamos enfrentando em relação ao meio ambiente.
Para que se realize um progresso expressivo no desenvolvimento sustentável tem que haver consciência que o Planeta Terra já não suporta o que estamos fazendo com ele.
Quando agredimos o Planeta Terra, estamos atingido a nós mesmo.
Só através de campanhas feitas diariamente e usando de todos os meios de comunicação, e fazendo com que essas campanhas sejam compreendidas pelas pessoas menos esclarecidas e pelos jovens (levados às atitudes não sustentáveis na maioria dos casos por impulso e não por não serem esclarecidos), que o controle da natalidade está ligada à condição de vida não apenas dos envolvidos, mas da sociedade de uma forma geral.
Somente com muita paciência e através da educação as pessoas entenderão o impacto negativo que o aumento descontrolado da natalidade causa em todos os setores do meio ambiente, prejudicando o desenvolvimento sustentável tão necessário para que as futuras gerações não sofram com tantos desastres provocados pela falta de coerência dos homens.
Controlar a natalidade é uma forma de preparar a sociedade para receber cada criança que nasce fornecendo a elas boas condições de vida de forma compatível com o meio ambiente e as condições sociais.
Fonte: Atidudes Sustentáveis
Comentários
Postar um comentário